História das Artes Marciais

 태 권 도

Artes marciais são disciplinas físicas e mentais codificadas em diferentes graus, que tem como objetivo um alto desenvolvimento de seus praticantes para que possam defender-se ou submeter o adversário mediante diversas técnicas. São sistemas para treinamento de combate, geralmente sem o uso de armas de fogo ou de outros dispositivos modernos. Atualmente, as artes marciais, para além de praticadas enquanto treinamento militar, policial e de defesa pessoal, são também praticadas como esporte de combate. Existem diversos estilos, sistemas e escolas de artes marciais. O que diferencia as artes marciais da mera violência física (briga de rua) é a organização de suas técnicas num sistema coerente de combate e desenvolvimento físico, mental e espiritual assim como a prática de exercícios físicos. (Ref. Wikipédia)

O Taekwondo é uma arte marcial milenar, cujo o surgimento está inserido no contexto histórico de seu país de origem, a Coréia. Na antiguidade a Coréia era dividida em três reinos: Koguryo, Paekche e Silla. O reino de Silla era o menor deles, e por isto foi formada uma tropa de elite chamada de Hwarangdo. A formação deste exército foi importante pois assim iniciaram sua expansão territorial, derrotando os chineses, e conquistando os demais reinos, unificando assim a antiga Coréia.

Taekwondo quer dizer a arte dos pés e das mãos, na sua modernidade foi criada na Coréia em 1955, pela unificação de várias "Kwans" - escolas ou estilos.
Sua introdução no Brasil foi em 1970, seu precursor no Brasil foi o Mestre Sang Min Cho. A sede mundial do Taekwondo na Coréia é o Kukkiwon. O TKD hoje divide-se em esporte olímpico, a cargo da WTF e o TKD Arte, além da versão ITF, fundada pelo Gen Choi.

O Hapkido teve seu primeiro grande contato com o Ocidente no momento em que a  Associação de Hapkido da Coreia  enviou quinze de seus membros a Guerra do Vietnã para uma demonstração à tropas coreanas, americanas e vietnamitas do sul. O Mestre Hee Song Kim, fundador da escola SONG DO KWAN, médico e advogado, veio para o Brasil e instalou-se, inicialmente, em São Paulo, e mais tarde, passou a residir em Curitiba definitivamente.

 

O Hapkido é uma arte marcial coreana especializada em defesa pessoal, e aprendizado de técnicas de socos, chutes, rolamentos, escapes, esquivas, torções, técnicas de alongamento e respiração, além de englobar técnicas com armas diversas. Essa arte marcial também ensina seus praticantes a auto defesa com praticamente qualquer objeto. Além de tecnicas de luta, o faixa preta em Hapkido é um Terapeuta, pois o Hapkido tem em seu treinamento o conhecimento de pontos de acupuntura e massagem, pontos que são utilizados em tecnicas de imobilização, mas que também são utilizados em tratamentos e terapias.

 합 기 도
Hap Ki Do
Tae Kwon Do
Tang Soo Do
당수도

Tangsoodo é uma arte marcial coreana criada na década de 1930 com raízes em várias artes marciais, incluindo karate Shotokan,
Taekkyeon, Subak, e o kung fu chinês. É focada na disciplina e prática de padrões e sequências de auto-defesa. Hwang Kee, seu fundador, afirmou ter criado esta arte a partir de textos antigos sobre subak (arte coreana mais antiga) enquanto vivia e treinava com um mestre chinês na Manchúria na década de 1930. Pode ter sido influenciada pelo karate japonês e o wushu chinês. Em alguns aspectos, o Tangsoodo é semelhante ao Karate e Taekwondo, com a diferença de colocar ênfase muito pequena em competições esportivas e manobras espalhafatosas

As técnicas básicas são simples. Os estudantes aprendem todas as técnicas básicas (as defesas, os golpes, os golpes de pé). No "dojang" (escolas ou local de treino), a "arte" é enfatizada, não somente o combate. As técnicas da mão envolvem entre outros, uma variedade das técnicas de punho e de "faca da mão". Cada um deles tem uma forma e uma aplicação correta, e são usados para bloquear e atacar. O Tangsoodo é a arte marcial que coloca muita ênfase em técnicas de pés e em flexibilidade, porém não tanto como o Taekwondo. Eles também são usados para tanto bloquear como atacar.

Judo
柔道

O judô é uma arte marcial esportiva. Foi criado no Japão, em 1882, pelo professor de educação física Jigoro Kano. Ao criar esta arte marcial, Kano tinha como objetivo criar uma técnica de defesa pessoal, além de desenvolver o físico, espírito e mente. Esta arte marcial chegou ao Brasil no ano de 1922, em pleno período da imigração japonesa no país. O judô foi considerado desporto oficial no Japão nos finais do século XIX e a polícia nipônica introduziu-o nos seus treinos.

O judo teve uma grande aceitação em todo o mundo, pois Kano conseguiu reunir a essência dos principais estilos e escolas de jujutsu, arte marcial praticada pelos "bushi", ou cavaleiros durante o período Kamakura (1185-1333), a outras artes de luta praticadas no Oriente e fundi-las numa única e básica. O primeiro clube judoca na Europa foi o londrino Budokway (1918). A vitória, segundo seu mestre fundador, representa um fortalecimento espiritual.